quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O 25. Prix de la Langue Française é conferido à Alain Veinstein


O romancista Alain Veinstein, autor de Radio Sauvage (Seuil) e Violante (Mercure de France) recebe no próximo mês, dia 5, o 25. Prix de la Langue Française pelo conjunto de sua obra. Promovido pela cidade de Brive-la-Gaillarde, o Prix de la Langue Française é conferido à toda personalidade, cuja obra, artística ou científica, contribui de maneira relevante à difusão e ao enriquecimento estético e cultural da língua francesa.

Neste ano, o júri do prestigioso prêmio, foi presidido por Tahar Ben Jelloun, e contou com a presença de ilustres expoentes da inteligência francófona contemporânea como Jean-Marie Rouart, Robert Sabatier e Paule Constant. Com esta laureação, Alain Veinstein tem seu nome posto junto dos nomes de outros grandes promotores da língua francesa, tais como Jean Tardieu (o primeiro lauréat), Jacques Chessex (lembrado em 1999), Christiane Singer (laureada em 2006) e Jean-Paul Kauffmann (premiado em 2009).

A premiação de Veinstein acontecerá na abertura da 29. Feira do Livro da cidade. Neste ano a Foire du Livre de Brive, uma das mais importantes da França, será presidida pelo romancista Jean-Christophe Rufin. Informações sobre este grande evento cultural francófono poderão ser obtidas no site oficial da ville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário