sexta-feira, 22 de junho de 2012

Um ofício insalubre

Lecionar no sistema público de ensino da próspera Bélgica - sim, na terra de Hergé! - é tarefa para poucos valentes: sem nervos de aço e paixão sobre-humana pelo métier, é impossível ao professor exercer seu ofício com dignidade. É o que nos revela, de modo perturbador, Charlotte Charpot em seu Madame, vous êtes une prof de merde, disponível em version poche pela J´ai lu.


Sobre o livro, o Figaro escreveu: Charlotte Charpot nous livre un témoignage cru sur une école en perdition. De fato, o jornal não exagerava. Ao lermos o impactante testemunho desta desiludida profissional do magistério, somos confrontados com uma realidade infernal: alunos insolentes, pais insuportáveis, estrutura administrativa cada vez mais deficitária, indiferença dos agentes superiores, inexistência de qualquer apoio das entidades representativas da classe, descaso das autoridades governamentais e toda a sorte de violências. Diante de tal panorama, ser professor é viver sempre em apuros. 


Charpot não poupa ninguém em seu desabafo. Com muito sarcasmo, a autora relata seu calvário particular nos subúrbios de Bruxelas, trazendo às nossas retinas o que de pior o ser humano pode fazer entre os muros da escola. Ao final, o tocante lamento de Charpot sobre o presente, nos lança a desconfortante questão: com o que temos hoje, o que poderemos esperar do futuro?




Madame, vous êtes une prof de merde!
Charlotte Charpot
J´ai lu        

Nenhum comentário:

Postar um comentário