segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ligações entre Brasília e França

Catraca Livre



A Embaixada da França no Brasil e o Museu Nacional da República apresentam, até o dia 29 de Julho, a exposição de fotografias “Retratos de Cidades”, uma documentação contemporânea acerca de olhares das reconstruções das duas cidades na época pós guerra.

A mostra conta com o apoio da Prefeitura de Le Havre, do Museu Malraux e de Cultures France, e reúne imagens dos artistas Lucien Hervé, Véronique Ellena, Nancy Wilson-Pajic, Manuela Marques, Charles Decorps, George Dupin, Stéphane Couturier, Jordi Colomer e Caio Reisewitz.

É a oportunidade de aproximar o olhar para Lucien Hervé, que trabalhou como fotógrafo de Le Corbusier, e de nove outros fotógrafos contemporâneos, brasileiros e franceses. Todos eles voltam o olhar para a arquitetura das duas cidades, Brasília e Le Havre, no norte da França. A curadoria é de Annette Haudiquet.

Brasília e Le Havre foram construídas no pós-guerra por dois grandes arquitetos do século XX: a primeira, por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, como a nova capital do Brasil; a segunda, por Auguste Perret, após os terríveis bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Ambas representam um exemplo maior da modernidade arquitetônica do pós-guerra.

Em 1956, Hervé foi incumbido da encomenda feita pela Direção Geral do Turismo da França e realizou a campanha fotográfica sobre a Le Havre recém construída. Em 1961, ele começa uma volta ao mundo e faz uma escala em Brasília, inaugurada no ano anterior. As fotos que fez da nova capital brasileira são publicadas em revistas especializadas da França e da Europa, contribuindo a difundir em terras europeias a epopeia da nova capital do Brasil.




Retratos de Cidades
Museu Nacional da República
Conjunto Cultural da República - Setor Cultural Sul, s/n.
Brasília - Distrito Federal
até 29 de julho - das 9h00 às 18h30
grátis

Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário