quinta-feira, 29 de julho de 2010

Novo número da revista uspiana Estudos Semióticos traz artigos sobre Jacques Fontanille

Um dos nomes mais importantes da reflexão semiótica contemporânea, o francês Jacques Fontanille recebe estudos de especialistas brasileiros no novo número da revista Estudos Semióticos do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo.

Professor de Linguistica e Semiótica na Universidade de Limoges, autor de trabalhos capitais como Sémiotique des Passions - em parceria com Algirdas J. Greimas - Pratiques Sémiotiques (P. U. F.) e Tension et Signification (Mardaga) - com Claude Zilberberg, Fontanille tem seu artigo Práticas Semióticas: Imanência e Pertinência, Eficiência e Otimização resenhado pela pesquisadora Maria Goreti Silva Prado. Além do estudo de Prado, o teórico recebe também a atenção da estudiosa Eliane Soares de Lima no ensaio O Texto e seus Entornos: a Geração do Sentido e os Níveis de Pertinência na Proposta de Jacques Fontanille. Os dois artigos publicados em Estudos Semióticos exploram conceitos fundamentais do pensamento fontanilliano e servem de privilegiada introdução ao universo teórico da semiótica de linha francesa.

Estudos Semióticos tem como editores responsáveis Francisco Merçon e Mariana Pessoa de Barros. A publicação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguistica Geral da USP e seu conteúdo está disponível no site da revista. Sua periodicidade é semestral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário